
Presidente Arménio responsabiliza a Turquia pela guerra Nagorno-Karabakh
O Presidente da Arménia, Sarkissian, deu uma entrevista ao Diário de Notícia de Portugal, por proposta da Associação de Amizade Portugal-Arménia. Veja a entrevista na íntegra:
O Presidente da Arménia, Sarkissian, deu uma entrevista ao Diário de Notícia de Portugal, por proposta da Associação de Amizade Portugal-Arménia. Veja a entrevista na íntegra:
A ministra da Educação de Artsakh, o estado de facto independente do Azerbaijão, mais conhecido como Nagorno-Karabakh, deu uma entrevista ao Diário de Notícias (Portugal) afirmando que a junção com a Arménia será uma reparação histórica.
Veja a entrevista na íntegra no endereço abaixo.
https://www.dn.pt/mundo/a-nacao-crista-mais-antiga-do-mundo-continua-a-lutar-sozinha-12904288.html
Estão abertas as inscrições para os cursos de Língua e Cultura Arménias, a decorrer na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa a partir de 30 de setembro.
Os cursos resultam de um esforço conjunto da Associação de Amizade Portugal-Arménia, do Serviço das Comunidades Arménias da Fundação Calouste Gulbenkian e da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
O curso de Língua e Cultura Arménia I para iniciantes (nível A1.1) é gratuito, decorre na Faculdade de letras da Universidade de Lisboa, tem duração semestral e pode ter continuação até ao nível B2.
Os cursos serão lecionados de forma híbrida – tanto presencialmente como online (através da plataforma Zoom). As aulas presenciais terão lugar na Faculdade de Letras, às terças e/ou quartas, das 18:30h às 20h. As aulas são dadas em português pela leitora Lia Khachikyan, natural da Arménia.
Inscrições abertas:
de 31 de agosto a 11 de setembro – para os alunos de 2.º ano do 1.º Ciclo e posteriores (no portal Fénix)
de 28 de setembro a 2 de outubro – para os alunos de 1.º ano do 1.º Ciclo e para público em geral (no portal Fénix ou nos Serviços Académicos da FLUL: sa.graduados@letras.ulisboa.pt)
Para mais informações contactar os Serviços académicos da Faculdade de Letras: https://www.letras.ulisboa.pt/pt/sobre-a-flul/administracao-e-servicos/servicos-academicos
Contacto sobre a parceria institucional AAPA-FCG-FLUL: info@aapa.pt
Contacto sobre o curso: lia.khachikyan@campus.ul.pt
O Presidente da AAPA, Vahé Mkhitarian, escreveu um artigo de opinião no Diário de Notícias sobre o conflito de Nagorno Karabakh.
No dia 5 de novembro, a Orquestra Consonância e Grigor Arakelian apresentaram algumas obras da autoria de Komitas, baseadas em canções folclóricas e religiosas.
Os arranjos livres feitos pelo compositor Grigor Arakelian para orquestra de cordas baseiam-se no universo musical arménio. Como a música religiosa arménia tem sido ao longo dos séculos exclusivamente vocal, Grigor Arakelian considera importante desenvolver o conceito instrumental nesta área.
O programa também incluiu trabalhos originais de Grigor Arakelian, nos quais usou melodias de antigas danças arménias e canções rituais (Melodia e Dança do Sol, Terterouk).
O próximo concerto será no dia 18 de dezembro de 2019, “Natal Mágico”, na Fundação Oriente: http://www.museudooriente.pt/3667/natal-magico-.htm#.Xed6SOj7TIV
Nos próximos dias 9 a 15 de outubro, um conjunto de iniciativas promovidas pela AAPA terão lugar na Arménia, em que se procura fomentar as relações bilaterais entre os dois países nas áreas da cultura, gastronomia, economia e diplomacia.
A Associação de Amizade Portugal-Arménia e a Associação de Pessoal da Fundação Calouste Gulbenkian têm o prazer de anunciar esta grande viagem à Armenia com 24 funcionários da Fundação Calouste Gulbenkian e seus familiares.
No âmbito das comemorações dos 150 anos de nascimento de Calouste Sarkis Gulbenkian, o fundador da Fundação Calouste Gulbenkian, a viagem terá como objetivo dar a conhecer as suas origens: o país e a geografia, o povo e a cultura.
A viagem abrangerá um roteiro extenso de norte a sul da Arménia. Será a primeira viagem de um grupo português tão numeroso para a Arménia e esperemos que seja o início de outras próximas.
As reportagens sobre esta viagem histórica serão apresentadas oportunamente.
Estão abertas as inscrições para os cursos de Língua e Cultura Arménias, desde o dia 17 de setembro de 2019, a decorrer na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
O curso, de duração semestral (3 meses), permite aprender o alfabeto arménio e fornece um conhecimento introdutório da língua, cultura e história arménia.
Os cursos resultam de um esforço conjunto da Associação de Amizade Portugal-Arménia, do Serviço das Comunidades Arménias da Fundação Calouste Gulbenkian e da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
As aulas são dadas em português pela leitora Lia Khachikyan, natural da Arménia e têm carga horária de 4h semanais. As aulas terão lugar na Faculdade de Letras, às terças e às quintas, das 18h às 20h.
Para mais informações contactar os Serviços académicos da Faculdade de Letras: https://www.letras.ulisboa.pt/pt/sobre-a-flul/administracao-e-servicos/servicos-academicos
Contacto: lia.khachikyan@campus.ul.pt
Temos muito orgulho e satisfação em anunciar que terminou com grande sucesso o primeiro ano da Unidade Curricular “ Língua e Cultura Arménias” que se-lesionou no primeiro e segundo semestres do ano letivo 2018/2019 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
De acordo com o objetivo estabelecido pela Dra. Lia Khachikyan, leitora do curso e membro da Associação de Amizade Portugal- Arménia, os estudantes estrangeiros já têm a competência léxica, fonética e ortográfica que lhes permitiu estabelecer diálogos curtos, usar as expressões familiares e escrever textos curtos em arménio!
Muitas felicitações e parabéns para os nossos alunos e para Lia Khachikyan!
Agradecemos também à Fundação Calouste Gulbenkian o financiamento do curso, ao Ministério de Diaspora da Arménia pelos livros e pelo material didático oferecido e ainda ao Colégio Virtual Arménio da União Geral Arménia da Benevolência pela possibilidade de acesso à plataforma de aprendizagem online da língua arménia.
A continuar no ano letivo 2019/2020.
Vejam algumas produções escritas dos estudantes.