Notícias

Notícias

Novas perspetivas de desenvolvimento no âmbito da cooperação entre…

Por iniciativa e participação direta da Associação de Amizade Portugal-Arménia, foi assinado um Acordo de Cooperação Internacional entre a Universidade Politécnica Nacional da Arménia e o Instituto Superior Técnico de Lisboa.

Este acordo entre as duas instituições de ensino superior permitirá o desenvolvimento e implementação de programas educacionais conjuntos em áreas de interesse mútuo, incluindo o intercâmbio de professores, estudantes e especialistas de diversos setores.

Também será possível organizar a prática de pesquisa científica para pós-graduados e doutorados de ambas as Universidades, assim como a participação conjunta nos programas de bolsas científicas.

O acordo de cooperação foi assinado pelo Reitor da Universidade Politécnica Nacional da Arménia Professor Gor Vardanyan e pelo Reitor do Instituto Técnico Superior Professor Rogério Colaço.

Notícias

Tradução para arménio de “Mensagem” de Fernando Pessoa

A tradução para arménio do livro “Mensagem”, de Fernando Pessoa, é a primeira tradução completa de um livro inteiro do autor para a língua arménia.

Já impresso pela Edit Print, mas não à venda ainda, a edição arménia de Mensagem (Patgám) deverá ter lançamento em Ierevan e Lisboa.

A AAPA dirige um agradecimento às entidades patrocinadoras (Direção-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Instituto Camões e Fundação Calouste Gulbenkian), assim como a Clara Riso, diretora da Casa Fernando Pessoa, autora do prefácio, e a Mário Linhares, um grande ilustrador que muito ajudou a dignificar este livro.

A Associação de Amizade Portugal-Arménia tem já planos para nova tradução, também por Brutyan, com um dos livros de Saramago, Nobel da Literatura em 1998, a ser forte possibilidade. O passo seguinte é traduzir grandes nomes da Literatura Arménia para português, e há várias figuras de renome, como Hovhannes Tumayan, que viveu entre 1869 e 1923, em boa parte, pois, contemporâneo de Fernando Pessoa.

https://www.dn.pt/cultura/primeira-traducao-para-armenio-de-mensagem-de-fernando-pessoa-15244670.html

Notícias

Criado o Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Arménia

Pela primeira vez foi criado, pela Assembleia da República Portuguesa, o Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Arménia.

No dia 3 de junho de 2022 a Assembleia da República criou os grupos bilaterais para a XV Legislatura. No passado recente havia sido já criado o Grupo Parlamentar homólogo na Arménia.

De acordo com a Resolução da Assembleia da República Portuguesa que define os termos de criação destes Grupos, “os grupos parlamentares de amizade (…) são organismos da Assembleia da República, vocacionados para o diálogo e a cooperação com os parlamentos dos países amigos de Portugal”.

São demais atribuições destes Grupos o intercâmbio geral de conhecimentos e experiências, a análise das relações bilaterais e do seu enquadramento nas alianças e instituições em que ambos os Estados participam, a divulgação e promoção dos interesses e objetivos comuns, nos domínios político, económico, social e cultural, entre muitos outros propósitos que são agora fortalecidos na relação entre a Portugal e a Arménia.

Este é um resultado que a AAPA há muito tempo desejava e que, por diversas ocasiões, procurou ativamente fomentar, junto das mais altas instâncias políticas em Portugal.

Acreditámos que a criação do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Arménia, constituído no mesmo ano em que se celebram 30 anos do acordo de cooperação entre ambos os países e na sequência da existência do Grupo Parlamentar de Amizade Arménia-Portugal, servirá para fortalecer as relações culturais, diplomáticas, económicas e sociais.

Notícias

AAPA saúda reconhecimento do genocídio pelos EUA

O Presidente da AAPA, Vahé Mkhitarian, saudou o reconhecimento oficial do genocídio Arménio de 1915 por parte do Império Otomano, no statement oficial do Presidente dos EUA Joseph R. Biden no dia 24 de abril de 2021 (Remembrance Day)., noticiado no Diário de Notícias.

Em carta dirigida à Charge d’Affairs da Embaixada dos EUA em Lisboa, Kristin M. Kane, o presidente da AAPA, Vahe Mkhitarian, recordou o papel fundamental dos EUA no apoio à comunidade Arménia, reconheceu o statement oficial como “um passo significativo para a humanidade e u mcompromisso genuino com os direitos humanos, a verdade, a justiça e a solidariedade” e manifestou a expectativa de que o reconhecimento “possa ser seguido por outros países”.

Em resposta, a Charge d’Affairs Kristin M. Kane agradeceu a missiva e realçou o “respeito e perseverança da comunidade Arménia”, assim como a necessidade de reconhecimento do genocídio por parte de todos os envolvidos como “um passo crítico para um futuro mais justo e tolerante”.

https://www.dn.pt/internacional/associacao-portugal-armenia-sauda-reconhecimento-historico-do-genocidio-pelos-eua-13610486.html

Notícias

Presidente Arménio responsabiliza a Turquia pela guerra Nagorno-Karabakh

O Presidente da Arménia, Sarkissian, deu uma entrevista ao Diário de Notícia de Portugal, por proposta da Associação de Amizade Portugal-Arménia. Veja a entrevista na íntegra:

https://www.dn.pt/edicao-do-dia/07-nov-2020/a-turquia-e-o-azerbaijao-vao-controlar-os-gasodutos-que-vao-do-caspio-para-a-europa-e-assim-a-europa-fica-dependente-da-turquia-13008547.html

Notícias

“A nação cristã mais antiga do mundo continua a…

A ministra da Educação de Artsakh, o estado de facto independente do Azerbaijão, mais conhecido como Nagorno-Karabakh, deu uma entrevista ao Diário de Notícias (Portugal) afirmando que a junção com a Arménia será uma reparação histórica.

Veja a entrevista na íntegra no endereço abaixo.

https://www.dn.pt/mundo/a-nacao-crista-mais-antiga-do-mundo-continua-a-lutar-sozinha-12904288.html

Notícias

Abertas as inscrições para Curso de Arménio

Estão abertas as inscrições para os cursos de Língua e Cultura Arménias, a decorrer na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa a partir de 30 de setembro.

Os cursos resultam de um esforço conjunto da Associação de Amizade Portugal-Arménia, do Serviço das Comunidades Arménias da Fundação Calouste Gulbenkian e da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

O curso de Língua e Cultura Arménia I para iniciantes (nível A1.1) é gratuito, decorre na Faculdade de letras da Universidade de Lisboa, tem duração semestral e pode ter continuação até ao nível B2.

Os cursos serão lecionados de forma híbrida  – tanto presencialmente como online (através da plataforma Zoom). As aulas presenciais terão lugar na Faculdade de Letras, às terças e/ou quartas, das 18:30h às 20h. As aulas são dadas em português pela leitora Lia Khachikyan, natural da Arménia.

Inscrições abertas:

de 31 de agosto a 11 de setembro – para os alunos de 2.º  ano do 1.º Ciclo e posteriores (no portal Fénix)

de 28 de setembro a 2 de outubro – para os alunos de 1.º ano do 1.º Ciclo e para público em geral (no portal Fénix ou nos Serviços Académicos da FLUL: sa.graduados@letras.ulisboa.pt)

Para mais informações contactar os Serviços académicos da Faculdade de Letras: https://www.letras.ulisboa.pt/pt/sobre-a-flul/administracao-e-servicos/servicos-academicos 

Contacto sobre a parceria institucional AAPA-FCG-FLUL: info@aapa.pt

Contacto sobre o curso: lia.khachikyan@campus.ul.pt