Criado o Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Arménia
Pela primeira vez foi criado, pela Assembleia da República Portuguesa, o Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Arménia.
No dia 3 de junho de 2022 a Assembleia da República criou os grupos bilaterais para a XV Legislatura. No passado recente havia sido já criado o Grupo Parlamentar homólogo na Arménia.
De acordo com a Resolução da Assembleia da República Portuguesa que define os termos de criação destes Grupos, “os grupos parlamentares de amizade (…) são organismos da Assembleia da República, vocacionados para o diálogo e a cooperação com os parlamentos dos países amigos de Portugal”.
São demais atribuições destes Grupos o intercâmbio geral de conhecimentos e experiências, a análise das relações bilaterais e do seu enquadramento nas alianças e instituições em que ambos os Estados participam, a divulgação e promoção dos interesses e objetivos comuns, nos domínios político, económico, social e cultural, entre muitos outros propósitos que são agora fortalecidos na relação entre a Portugal e a Arménia.
Este é um resultado que a AAPA há muito tempo desejava e que, por diversas ocasiões, procurou ativamente fomentar, junto das mais altas instâncias políticas em Portugal.
Acreditámos que a criação do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Arménia, constituído no mesmo ano em que se celebram 30 anos do acordo de cooperação entre ambos os países e na sequência da existência do Grupo Parlamentar de Amizade Arménia-Portugal, servirá para fortalecer as relações culturais, diplomáticas, económicas e sociais.